SALMO 108


TÍTULO E ASSUNTO
Um canto ou salmo de Davi. Para ser cantado com júbilo como um hino nacional ou solenemente como um salmo sacro. Não se consegue descartar esse salmo meramente indicando o leitor ao Sl 57.7-11 e depois ao Sl 60.5-12, embora possa ser visto de imediato que essas duas porções bíblicas são quase idênticas aos versículos que temos diante de nós. É verdade que a maioria dos comentaristas tem feito exatamente isso, e não somos tão presunçosos a ponto de questionar sua sabedoria, mas de nossa parte afirmamos que as palavras não teriam sido repetidas se não houvesse uma finalidade para isso, e que esta matéria não poderia ter sido repetida se todo ouvinte dela tivesse dito: "Ah, já vimos isso, portanto não precisamos meditar sobre isso de novo". O Espírito Santo não é tão carente de expressões que precise se repetir, e a repetição não aconteceu apenas para preencher o livro: deve haver alguma intenção no arranjo de dois pronunciamentos divinos anteriores em uma nova conexão; se podemos descobrir esse intento é outro assunto. Pelo menos nós podemos tentar fazê-lo, e podemos esperar assistência divina nisso.


Temos diante de nós O Canto da Manhã do Guerreiro, com o qual ele adora a seu Deus e fortifica seu coração antes de enfrentar os conflitos do dia. Como um velho oficial prussiano costumava em oração invocar o auxílio do "Augusto Aliado de sua Majestade", assim Davi apela a seu Deus e desfralda sua bandeira em nome de Jeová.


DIVISÃO
Primeiro temos um pronunciamento ditado pelo espírito de louvor, Sl 108.1-5, depois uma segunda mensagem evocada pelo espírito da oração de fé, Sl 108.6-12; e ainda uma palavra de decisão final, Sl 108.13, quando o guerreiro ouve a trombeta marcial convocando-o imediatamente para a batalha, e assim marchar com seus correligionários a fim de logo entrar na luta.


DICAS PARA O PREGADOR
O salmo todo. Partes de dois salmos precedentes são aqui unidos em um só.
1. Repetição é aqui sancionada por inspiração.
(a) De quê? De hinos, de orações, de sermões.
(b) Para quê? Para reforço. "Como dissemos antes digo novamente agora, se qualquer homem pregar". Para confirmação . "Alegrem-se no Senhor. Novamente digo: Alegrem-se": eles passaram pela Síria e Cilícia outra vez confirmando as igrejas. Para preservação: citações autenticam originais, uma escrita em duas vias é mais segura do que em uma.
2. O rearranjo é aqui sancionado por inspiração.
(a) Diferentes experiências podem exigi-lo. Às vezes o coração é mais fixado no começo de um exercício espiritual, às vezes no seu término. Por isso o começo de um salmo é o fechamento de outro.
(b) Diferentes ocasiões podem exigi-lo. Como de tristeza e alegria. Duas partes de dois hinos diferentes podem se harmonizar mais com uma ocasião específica do que qualquer um deles considerado separadamente (G. R.).


VERS. 1.
1. A melhor ocupação: louvor. Digno:
(a) Do coração em sua melhor condição.
(b) Das melhores faculdades pessoais do homem mais instruído.
2. A melhor decisão:
(a) Surgida de um coração fixado.
(b) Formada com deliberação.
(c) Expresso solenemente.
(d) Executado alegremente.
3. Os melhores resultados. Louvar Deus faz um homem tanto mais feliz como mais santo, mais forte e mais ousado - como mostram os versículos seguintes.


VERS. 2. O benefício de se levantar cedo. A doçura do culto de oração matutino no dia do Senhor.


VERS. 3. Não podemos restringir o louvor porque estranhos nos estão ouvindo, nem porque os ouvintes são pagãos, ou ímpios, ou são numerosos, ou são capazes de se opor. Pode haver mais razão para nosso louvor a Deus em voz alta quando estamos em tais circunstâncias.


VERS. 4-5. A grandeza da misericórdia, a altura da verdade e a imensidade do louvor divino.


VERS. 6. A oração de um homem representativo. Há ocasiões em que responder-me é resgatar, é salvar a igreja - em tais ocasiões eu tenho um rogo poderoso.


VERS. 7. A voz de Deus é a causa da alegria, a razão para a ação, a garantia de sucesso.


VERS. 8. Judá é o meu cetro, meu legislador. Jesus é o único legislador na igreja.


VERS. 11. (primeira cláusula). Confiança em um Deus de sobrolho fechado.
VERS. 11. (segunda cláusula). Se Deus vai sair com nossos exércitos depende de - Quem são? Qual o seu objetivo? Qual sua motivação e espírito? Que armas usam?


VERS. 12. O fracasso da ajuda humana é freqüente:
1. Causa direta de nossa oração.
2. Fonte de urgência no rogar.
3. Argumento possante para aquele que pede.
4. Motivo distinto para motivar a esperança.


VERS. 13. Como, quando, e por que um crente deve agir valorosamente.