SALMO 59


TÍTULO
Ao mestre dos músicos. É estranho que os eventos dolorosos da vida de Davi terminassem por enriquecer o repertório de baladas de menestréis da nação. De um solo azedo, pouco generoso, surgem as flores carregadas de mel da salmodia. Se ele nunca tivesse sido cruelmente caçado por Saul, Israel e a igreja de Deus em épocas posteriores teriam ficado sem esse cântico. A música do santuário deve imensa dívida às provações dos santos. A aflição é o afinador das harpas dos cantores santificados. Altaschith. É outro salmo "Não destruas". Aquele que Deus conserva, Satanás não pode destruir. O Senhor pode até preservar a vida de seus profetas através daqueles mesmos corvos que por natureza bicariam seus olhos, cegando-os. Davi sempre encontrou um amigo para ajudá-lo quando seu caso estava especialmente perigoso, e aquele amigo era da casa do inimigo; neste caso foi Mical, como em ocasiões anteriores tinha sido Jônatas, filho de Saul. Michtam de Davi. Este é o quinto dos Segredos Dourados de Davi: as pessoas escolhidas de Deus têm muitos. Saul enviou alguns homens à casa para vigiá-lo e matá-lo. Grandes esforços foram feitos para levar os salmos para outros autores e tempos que não os atribuídos nos cabeçalhos, por ser a moda no tempo atual provar-se a sabedoria pessoal discordando de todos que já foram antes. Talvez, dentro de poucos anos, os velhos títulos sejam respeitados tanto como são agora rejeitados. Há ímpetos nesses assuntos, e em muitas outras coisas entre os pretensos "intelectuais" das várias correntes de estudiosos. Não estamos afoitos para nos apressar em conjectura, portanto, nos contentamos com a leitura deste salmo à luz das circunstâncias aqui mencionadas; não parece incabível em relação a qualquer versículo, e, em alguns, as palavras são muito apropriadas à ocasião especificada.


DIVISÃO
Em Sl 59.1-2, ele ora; em Sl 59.3-4, se queixa de seus problemas; e novamente em Sl 59 .5, ele ora. Aqui ele insere uma pausa, e termina uma parte de seu cântico. Em Sl 59.6-7, ele renova sua queixa; em Sl 59.8-10, declara sua confiança em Deus; e em Sl 59.11-13 eleva seu coração em oração; completando outra parte de seu salmo com pausa. Então, ora novamente em Sl 59. 14-15, e depois se põe a cantar.


DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1 (primeira cláusula). Livre-me da tentação, sustente-me em tentação, limpe-me do resultado da tentação. O mundo, a carne, o diabo, e principalmente o pecado, estes são nossos inimigos. Sozinhos, não podemos escapar deles, mas o Senhor, pela providência e graça, pode nos salvar.


VERS. 2 (primeira cláusula). De sermos tentados pelas suas promessas, curvados pelas suas ameaças, corrompidos pelo seu ensino, influenciados pelo seu exemplo, prejudicados pela sua calúnia, impedidos de sermos úteis pela sua oposição.


VERS. 3 (primeira cláusula). As sutilezas de Satanás. Ele procura lugares, horas, estados de espírito e modos para nos assaltar. Erros em doutrina, prática, espírito, apresentados para nos apanhar. "Não são desconhecidos os seus artifícios." Ou, então, a tocaia diabólica, descoberta pela vigilância, e derrotada pela fé.


VERS. 4. A atividade dos maus é uma censura para os bons.
1. Sua atividade, correr.
2. Unanimidade - eles correm.
3. O cuidado deles - preparam-se.
4. A prontidão deles - sem culpa minha.


VERS. 5. Ó Senhor Deus dos Exércitos, ó Deus de Israel. Esse título fornece um tópico admirável.


VERS. 9. A grandeza da dificuldade é uma razão para oração e fé.


VERS. 10 (primeira cláusula). A divina presteza para abençoar.


VERS. 11. A continuação de nossos inimigos é uma ordenança salutar de Deus para se evitar um mal ao qual somos muito suscetíveis.


VERS. 13 (última cláusula). Deus como Deus da igreja, seu governo como tal, conhecido em toda a história humana.


VERS. 16. O corista celestial.
1.Seu cantar é doce em contraste com as maledicências de outros - Mas eu...
2. Trata de assuntos que apavoram outros - teu poder.
3. Canta mais alto em temas ternos - tua misericórdia.
4. Tem seus tempos seletos - de manhã.
5. É afinado por experiência - porque tu tens.
6. É toda para a glória de Deus - teu poder, tua misericórdia, tu tens.


VERS. 17.
1. Uma doutrina - Deus é a força de seu povo.
2. Uma apropriação - "minha força".
3. Uma decisão. O canto de gratidão pelo passado, fé para o presente, esperança para o futuro, de felicidade perfeita para a eternidade.