SALMO 36


TÍTULO
Ao mestre dos músicos. Aquele que era encarregado do culto no templo era encarregado do uso desse canto no culto público. O que é responsabilidade de todos nunca é feito. Era por bem ter uma pessoa para cuidar especialmente do culto de cântico na casa do Senhor. De Davi, o servo do Senhor. Isso parecia indicar que o salmo cabe especialmente a uma pessoa que julga ser honra ser chamado servo de Jeová. É o CANTO DO SERVIÇO FELIZ; pessoa em quem todos podem se unir que levam o jugo leve de Jesus. Os ímpios são contrastados aos justos, e o grande Senhor dos homens piedosos é exaltado com entusiasmo; portanto, insiste-se em obediência a um mestre tão bom indiretamente, e condena-se claramente o rebelar-se contra ele.


DIVISÃO
Em Sl 36.1-4, Davi descreve os rebeldes; em Sl 36.5-9, ele exalta os vários atributos do Senhor; em Sl 36.10-11, ele se dirige ao Senhor em oração, e no último versículo, sua fé enxerga em visão a derrota de todos os que praticam a iniqüidade.


DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1. O que é o temor de Deus? Como funciona? Qual é o efeito de sua ausência? O que devemos aprender ao ver esses resultados tão vis? Ou seja, o ateísmo subjacente à transgressão.


VERS. 2. As artes, as motivações, as ajudas, os resultados e as punições do auto-engrandecimento, e a descoberta que o conclui.
VERS. 2. Elogios a si próprio. (Sermão de Jonathan Edwards).
VERS. 2. Sobre o engano no coração, com respeito à comissão de pecado (Dois sermões de Jamieson).


VERS. 3. Palavras más. Duas das muitas espécies.
VERS. 3 (segunda cláusula). A relação entre a sabedoria verdadeira e a bondade prática.


VERS. 4. A diligência em fazer o mal, sinal de depravação profunda (W.S. Plumer).
VERS. 4. O abuso de retirar-se para o leito para planejar seus maus propósitos, traço infalível de um pecador contumaz (N. Marshall).
VERS. 4. O pecador no leito, em sua conduta, em seu coração; e para isso, em sua morte, e no seu destino.
VERS. 4 (segunda cláusula). Caminhos que não são bons.
VERS. 4 (última cláusula). Neutralidade condenada.


VERS. 5-6. Quatro gloriosas comparações da misericórdia, fidelidade e providência de Deus. O pregador tem aqui uma profusão de imagens poéticas nunca superada.


VERS. 6. A palavra e obras misteriosas de Deus (C. Simeon).
VERS. 6 (segunda cláusula). Os juízos de Deus são:
1. Muitas vezes insondáveis - não podemos descobrir a base ou causa, e a origem deles.
2. Velejam em segurança. Navios nunca batem em rochas quando estão em águas profundas.
3. Escondem grande tesouro.
4. Operam muito bem - as grandes profundezas, embora a ignorância creia que aquilo seja tudo um desperdício, são uma das maiores bênçãos para essa Terra redonda.
5. Tornam-se uma estrada de comunhão com Deus. O mar é hoje a grande estrada principal do mundo.
VERS. 6. (última cláusula). A bondade de Deus aos animais inferiores bem com o homem.


VERS. 7. O objetivo, as razões, a natureza e a experiência da fé.
VERS. 7-8. Admiração! Confiança! Expectativa! Realização!


VERS. 8 (primeira cláusula). As provisões da casa do Senhor. O que são, sua excelência e abundância, e para quem são providenciadas.
VERS. 8 (segunda cláusula). O Hiddekel celestial - A origem desse rio, sua enchente, os felizes que bebem dele, como vieram a beber.


VERS. 9 (primeira cláusula). A VIDA, natural, mental, espiritual, procede de Deus, é sustentada, restaurada, purificada e aperfeiçoada por ele. Nele, ela habita com permanência, flui livremente dele, com frescor, abundância e pureza; a ele deve ser consagrada.
VERS. 9 (segunda cláusula). LUZ, o que é enxergá-la. Luz divina, o que é; como é o meio pelo qual vemos outra luz. A experiência aqui descrita, e a obrigação de que há aqui uma sugestão.


VERS. 10.
1. O caráter do justo - ele conhece Deus e é reto de coração.
2. Seu privilégio - amor e justiça.
3. Sua oração, contínua.
VERS. 10. A necessidade de suprimentos diários de graça.


VERS. 12. Visão de terem caído os poderes do mal, princípios e homens ímpios.