SALMO 35


TÍTULO
Um salmo de Davi. Eis tudo o que sabemos sobre este Salmo, mas a evidência interna parece fixar a data de sua composição nos tempos turbulentos em que Saul caçava Davi subindo e descendo por montes e vales, e quando aqueles que bajulavam o rei cruel caluniavam o objeto inocente de sua ira; ou talvez se refira aos dias inquietos de freqüentes levantes quando Davi já era idoso. O salmo inteiro é o apelo ao céu de um coração corajoso e uma consciência limpa, irritado pelas medidas por opressão e malícia. Sem dúvida nenhuma o Senhor de Davi pode ser visto aqui pelo olho espiritual.


DIVISÃO
O modo mais natural de dividir este salmo é observar sua qualidade tripla. Sua queixa, oração e promessa de louvor são repetidas com notável paralelismo três vezes, até mesmo como nosso Senhor no Jardim orou três vezes usando as mesmas palavras. A primeira parte é Sl 35.1-10, a segunda vai de Sl 35.11 a 18, e a última de Sl 35.19 a 28; cada seção termina numa nota de cântico agradecido.


DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1. Jesus nosso advogado e patrocinador; nosso amigo nas cortes do céu e batalhas da terra.


VERS. 2. Jesus armado como defensor dos fiéis.


VERS. 3. Inimigos guardados à distância de um braço. Como o Senhor faz isso, e como isso é uma bênção para nós.
VERS. 3 (última cláusula). Plena segurança. Uma garantia positiva, pessoal, espiritual, presente, divina, completa, vinda por meio de uma palavra da parte de Deus.
VERS. 3 (última cláusula). O céu assegurou isso (Sermão de Thomas Adams).


VERS. 4. A confusão eterna do diabo.


VERS. 5. Que sejam como palha ao vento. Foram bastante rápidos para atacar, que sejam tão velozes assim para fugir. Que seus próprios temores e os alarmes de suas consciências os acovardem de modo à menor brisa de transtorno os jogar aqui e acolá. Homens ímpios são sem valor em caráter, e levianos em seu comportamento, sendo destituídos de solidez e fixação, é apenas justo que aqueles que se fazem de palha sejam tratados como se fossem palha. Quando essa imprecação é cumprida em homens sem favor divino, eles verão que é terrível estar para sempre sem descanso, sem paz de espírito ou pouso de alma, acossados de temor em temor, e de miséria em miséria. E que o anjo do Senhor os persiga. Anjos caídos os hão de afligir. Ser perseguidos por espíritos vingativos será a sorte daqueles que se deleitam em perseguições. Observe a cena toda como o salmista o esboça: o inimigo furioso primeiro é cercado, depois forçado a voltar, depois posto em fuga veloz, e acossado por mensageiros inflamados de quem não se pode escapar, enquanto seu caminho se torna escuro e perigoso, e sua destruição, irresistível.


VERS. 6. A horrível peregrinação dos ímpios.
VERS. 6. A trindade de perigos no caminho dos maus, seu caminho escuro de tanta ignorância, e escorregadio com tentação, enquanto atrás deles vem o vingador.


VERS. 8. Destruição de surpresa, um tópico terrível.


VERS. 9. Alegria em Deus e na sua salvação.


VERS. 10. Um Deus incomparável, e sua graça incomparável - estes são os temas. Um coração experimentado, completamente vivificado - este é o cantor, e disto vem música ímpar. A música de uma harpa despedaçada.


VERS. 11. A maldade, crueldade, pecaminosidade e baixeza da difamação.


VERS. 12. Como uma alma pode ser assaltada.


VERS. 13. Compaixão cristã até pelos obstinados.
VERS. 13 (última cláusula). O benefício pessoal da oração intercessora.


VERS. 13-14. Compaixão pelos doentes (C. Simeon).


VERS. 15. A conspiração vergonhosa dos homens contra nosso Senhor Jesus em sua paixão.


VERS. 17. O limite da paciência divina.


VERS. 18. "Eu te darei graças na grande assembléia." Livramento notável precisa ser registrado, e sua fama enaltecida. Todos os santos deveriam ser informados de como o Senhor é bom. O tema é digno da maior assembléia, a experiência de um crente é assunto adequado para um universo reunido ouvir. A maioria dos homens publica seus pesares; homens bons deveriam proclamar suas misericórdias. ["Eu te darei graças na grande assembléia."] Entre amigos e inimigos glorificarei o Deus de minha salvação. Louvor - louvor pessoal, louvor público, louvor perpétuo - deve ser o tributo diário do Rei dos céus. Assim, pela segunda vez, a oração de Davi termina em louvor, como na verdade todas as orações deveriam terminar.
VERS. 18. O dever, a bem-aventurança e a conveniência do louvor público.


VERS. 19. Ele ora com sinceridade como se não tivessem motivo para serem inimigos, também podem não ter motivo para se sentir vitorioso quer em sua tolice, pecado ou derrota. ["Não permita que aqueles que sem razão me odeiam troquem olhares de desprezo."] O piscar do olho era o sinal vulgar de parabéns para alguém arruinar sua vítima, e pode ter sido também um dos gestos de desprezo ao encararem aquele que haviam desprezado. Causar ódio é marca dos maus, sofrê-la sem causa é a sorte dos justos. Deus é o protetor de todos aqueles que são tratados injustamente, e ele é o inimigo dos opressores.


VERS. 22. Onisciência suplicada, uma palavra procurada, uma presença pedida, ação pleiteada, juramento reivindicado como direito.


VERS. 25. O deleite do homem ímpio, e o refúgio do homem justo.


VERS. 26. A roupa de condenado para os maus ["cubram-se de desonra"].


VERS. 27 (última cláusula). Qual é a prosperidade em que o Senhor tem prazer?


VERS. 28. Um tema bendito, uma língua apta, uma prédica sem fim.