SALMO 12


TÍTULO
Este salmo tem no cabeçalho: "Ao mestre da música em Sheminith, um salmo de Davi", título idêntico ao do sexto salmo, exceto que Niginoth foi omitido aqui. Não temos a acrescentar nada de novo, e, por isso, remetemos o leitor as nossas observações na dedicatória do salmo VI. Como Sheminith significa o oitavo, a versão arábica diz que é sobre o fim do mundo, que será o oitavo dia, e remete-o à vinda do Messias: sem aceitar tão extravagante interpretação, podemos ler esse canto de fé lamentosa à luz da vinda daquele que despedaçará o opressor. O assunto melhorará ao olho da mente se chamarmos este salmo de BONS PENSAMENTOS EM MAUS TEMPOS. Supõe-se ter sido escrito enquanto Saul perseguia Davi e aqueles que favoreciam a causa dele.


DIVISÃO
No primeiro e segundo versículos, Davi põe-se a lamentar diante do Senhor com respeito à deslealdade de sua época; os versículos 3 e 4 denunciam traidores soberbos; no versículo 5, o próprio Jeová vocifera sua ira contra opressores; ouvindo isso, o Mestre da Música canta docemente a fidelidade de Deus e seu cuidado do seu povo, nos versículos 6 e 7; mas termina na velha modalidade de lamento no versículo 8, ao observar a maldade abundante de seus tempos. Aquelas almas santas que habitam Meseque e acampam nas tendas de Quedar podem ler e cantar essas estrofes sacras com corações em pleno acordo com sua melodia mista de humilde lamentação e elevada confiança.


DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1. "Salve-nos, Senhor."
1. A oração em si, curta, sugestiva, oportuna, bem direcionada, vee-mente.
2. Ocasiões para seu uso.
3. Modalidades de sua resposta.
4. Razões para esperar uma resposta graciosa.
VERS. 1. (primeiras duas cláusulas). Texto para funeral de um crente eminente.
VERS. 1. (versículo inteiro).
1. O fato lamentado - descreva os piedosos e fiéis, e mostre como eles falham.
2. O sentimento excitado. Choro pela perda, temores pela igreja, juízos pendentes.
3. A fé que fica: "Salve-nos, Senhor."
VERS. 1. Ligação íntima entre ceder honra a Deus e honestidade ao homem, visto que diminuem juntas.


VERS. 2 (primeira cláusula). Um discurso sobre a prevalência e os males de conversa vã.
VERS. 2. O versículo inteiro. Relação entre bajulação e traição.
VERS. 2. "Um coração dúplice." Tipos certos e errados de coração, e a doença da duplicidade.


VERS. 3. O ódio que Deus tem daqueles pecados gêmeos dos lábios - bajulação e soberba (que é bajulação de si). Por que ele as odeia. Como mostra seu ódio. Em quem ele as detesta mais. Como ficar limpos delas.


VERS. 3, 4.
1. A revolta da língua. Sua pretensão de poder, autonomia e liberdade. Contraste isso e a confissão do crente: "nós não somos de nós mesmos".
2. O método de sua rebelião - "bajulação e falar coisas arrogantes."
3. O fim de sua traição - "cortado".


VERS. 5. O Senhor provocado - Como? Por quê? O que fazer? Quando?
VERS. 5 (última cláusula). O estranho perigo de crentes, da parte daqueles que os desprezam, e a sua segurança especial. Bom tópico prático.


VERS. 6. A pureza, o teste e a permanência das palavras do Senhor.
Sete provações em que os crentes testam a palavra. Pensar um pouco sugerirá quais são.


VERS. 7. Preservação da geração da pessoa nesta vida e para sempre. Um tema muito sugestivo.


VERS. 8. O pecado em lugares altos é especialmente contagiante. Chamada aos ricos e importantes para que se lembrem de sua responsabilidade. Ser agradecido por dirigentes honráveis.
Que seja usada a discriminação na escolha de nossos representantes ou magistrados civis.