SALMO 11


ASSUNTO
Charles Simeon faz um ótimo resumo deste salmo: "Os salmos são um rico reservatório de conhecimento experimental. Davi, nos diferentes períodos da vida, enfrentou quase todas as situações que um crente, rico ou pobre, pode enfrentar; nessas composições divinas, ele delineia todas as operações do coração. Introduz, também, os sentimentos e a conduta das várias pessoas que foram cúmplices quer em suas dificuldades ou em suas alegrias; e assim nos proporciona um compêndio de tudo o que se passa no coração das pessoas em todo o mundo. Quando ele escreveu este salmo, estava sob a perseguição de Saul, que buscava sua vida, e o caçou 'como se caça uma perdiz nas montanhas'. Seus amigos tímidos ficaram alarmados com sua segurança e recomendaram que fugisse para algum esconderijo, e assim se escondesse da ira de Saul. Mas Davi, sendo forte na fé, desprezou a idéia de apelar para quaisquer expedientes que denotassem fraqueza e, com confiança, determinou repousar sua confiança em Deus."


Para ajudar-nos a gravar este salmo breve, porém, doce, nós lhe daremos o nome de CÂNTICO DOS IMPERTURBÁVEIS.


DIVISÃO
De 1 a 3, Davi descreve a tentação com que foi atacado, e de 4 a 7, os argumentos pelos quais sua coragem foi sustentada.


DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1. A confissão ousada da fé e a recusa corajosa.
VERS. 1. Ensina-nos a confiar em Deus, por maiores que sejam os perigos para nós; também nos ensina que seremos instigados muitas vezes a nos distanciarmos dessa confiança, mas que ainda assim precisamos nos ater a ela, como âncora de nossa alma, infalível e firme (Thomas Wilcocks).
VERS. 1. O conselho da covardia, e a zombaria da insolência, ambas respondidas por fé. Lição: Não procure outra resposta.


VERS. 2. A astúcia de nossos inimigos espirituais.


VERS. 3. Isso poderá nos fornecer um discurso duplo.
1. Se o juramento e a promessa de Deus pudessem remover, o que poderíamos nós fazer? Aqui a resposta é fácil.
2. Se todas as coisas terrestres falharem, e o próprio Estado cair em pedaços, que podemos fazer? Podemos sofrer alegremente, esperar com disposição, esperar com paciência, orar com sinceridade, crer confiantemente e triunfar finalmente.
VERS. 3. A necessidade de manter e pregar verdades fundamentais.


VERS. 4. A elevação, o mistério, a supremacia, a pureza, a eternidade, a invisibilidade do trono de Deus.


VERS. 4, 5. Nestes versículos, observe o fato de que os filhos dos homens, bem como os retos, são provados; estude o contraste entre as duas provações em seus projetos e resultados.
VERS. 5. "O Senhor prova o justo."
1. Quem são provados?
2. O que neles é provado? - Fé, amor.
3. De que maneira? - Provações de toda sorte.
4. Por quanto tempo?
5. Com que propósito?
VERS. 5. "A sua alma odeia." A profundidade do ódio que Deus tem pelo pecado. Ilustre por meio de juízos da providência, ameaças, sofrimentos certos e os terrores do inferno.
VERS. 5. A provação do ouro e o varrer do refugo.


VERS. 6. "Ele fará chover." Chuva benéfica e chuva destrutiva.
VERS. 6. A porção dos impenitentes.


VERS. 7. O Senhor possui a justiça como atributo pessoal, ama-o no abstrato, e abençoa aqueles que a praticam.