14. LOUVOR ABERTO E CONFISSÃO PÚBLICA

Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração, diante dos deuses cantarei louvores a ti. Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra. Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem (Salmo 138.1-3).

 

Davi estava aborrecido com deuses rivais, como nós estamos com evangelhos rivais. Nada impacienta mais a alma de um homem verdadeiro do que estar circundado com imitações vis, e ouvir estas imitações exaltadas, e a verdade tratada com desprezo.

Como Davi agirá sob a prova? Pois assim nós devemos agir. Nosso texto informa-nos. Ele irá:

 

I. CANTAR LOUVORES DE TODO O CORAÇÃO.

"Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração: diante dos deuses cantarei louvores a ti."

1. Seu canto mostraria abertamente seu desprezo dos deuses falsos: ele cantaria quer eles estivessem ali ou não. Eram tanto uns nadas que ele não trocaria a sua nota pela deles.

2. Isso evidenciaria sua forte fé no Deus verdadeiro. Na cara dos adversários ele glorificaria Jeová. Seu canto entusiasmado de coração era melhor que denúncia ou argumento.

3. Declararia seu zelo alegre por Deus: ele cantava para mostrar a forte emoção de sua alma. Outros poderiam se agradar em Baal; ele se regozijava grandemente em Jeová.

4. Isso o protegeria do mal daqueles em volta dele, pois o canto santo afasta o inimigo. Louvor é um poderoso purificador. Se chamados a contemplar o mal, vamos purificar o ar com o incenso do louvor.

 

II. CULTO PELA REGRA DESPREZADA.

"Voltado para o teu santo templo, eu me prostrarei."

1. Ignorando todo o culto da vontade, ele seguiria a regra do Senhor e o costume dos santos.

2. Olhando para a pessoa de Cristo, que era tipificada pelo templo. Não há canto como aquele que é dirigido ao Senhor Jesus como vivendo agora, para apresentá-lo ao Pai.

3. Confiando no sacrifício único completado, olhando para a Grande Expiação única, nós louvaremos corretamente.

4. Reconhecendo o próprio Deus, pois é a Deus que ele fala, "voltado para o teu santo templo". A música que é destinada para o ouvido de Deus é música de fato.

 

III. LOUVE OS ATRIBUTOS QUESTIONADOS.

"Renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade."

1. Amor bondoso em sua universalidade.

- Bondade amorosa é sua especialidade.

- Graça em tudo. Graça para mim. Graça tão desprezada pelos fariseus e saduceus, mas tão preciosa a penitentes verdadeiros.

- Com respeito à graça de Deus, apeguemo-nos de perto à doutrina e ao espírito do evangelho, tanto mais porque o espírito da época é oposto a eles.

2. Verdade.

- Precisão histórica da Bíblia.

- Absoluta certeza do evangelho.

-Verdade assegurada da promessa.

- Completa exatidão da profecia. Cabe a nós nestes dias maus manter a doutrina da inspiração infalível da palavra, e afirmá-la em termos inconfundíveis. Não se admira que homens saiam correndo para achar uma igreja infalível no papismo, ou para confiar em seu próprio raciocínio infalível, uma vez que duvidam da inspiração plena da Bíblia.

 

IV. REVERENCIE A PALAVRA HONRADA.

"Exaltaste acima de todas as coisas o teu nome."
Deus tem exaltado sua palavra fiel de testemunho além de toda
revelação como a recebemos através da criação e providência, embora
estes declarem o nome de Deus. A palavra do Evangelho é:

1. Mais clara. Palavras são mais entendidas do que os hieróglifos da natureza.

2. Mais certa. O próprio Espírito o sela.

3. Mais soberana. Efetivamente abençoando crentes.

4. Mais completa. O todo de Deus é visto em Cristo.

5. Mais duradouro. A criação passará, a palavra permanece para sempre.

6. Mais glorificadora a Deus. Especialmente na grande Expiação.

 

V. PROVE ISTO POR EXPERIÊNCIA PESSOAL.

"Quando clamei, tu me respondeste."

Ele tinha usado seu conhecimento de Deus achado na Bíblia:
1. Oferecendo oração. "Eu clamei." O que os homens conhecem da origem, da graça de Deus e da virtude de sua Palavra, se eles nunca oraram?

2. Narrando a resposta. "Tu me respondeste" etc. Somos as testemunhas de Deus, e devemos com prontidão, cuidado, freqüência e coragem testificar daquilo que vimos e conhecemos.

3. Mostrando a força de alma que foi ganha por oração. É um bom modo de dar testemunho. Mostre por paciência, coragem, alegria e santidade o que o Senhor já fez para sua alma.

- Nosso Senhor está acima de todos os outros. -Nossa alegria nele excede a toda outra alegria.

- Portanto, nós nos deleitaremos nele e o louvaremos além de toda medida.

 

NOTAS

Cantar a Deus diante dos deuses foi bom para a própria alma de Davi. É perigoso tentar uma fidelidade secreta a Deus, pois é possível que degenere em covardia. Um soldado convertido tentou a princípio orar deitado na cama, ou em algum canto secreto, mas ele descobriu que não servia; ele precisava ajoelharse no alojamento na frente dos outros soldados, e agüentar o desafio dos comentários dos homens, pois, antes de fazer isso, não tinha tomado uma posição e não sentia paz de espírito. Para nossa saúde espiritual, é preciso que saiamos distintamente no lado do Senhor.

O efeito de se fazer as coisas de todo coração é manifesto. Até pessoas preconceituosas agüentam muita coisa num culto quando vêem que aqueles engajados nele estão entusiasmados. "Eu teria dado risada, mas vi as lágrimas correndo pelas faces de um velho marinheiro quando cantava o hino com todas as suas forças", disse uma pessoa que assistiu a um Culto de Avivamento.

Observe cuidadosamente os pontos de um mandamento divino: culto "em direção ao santo templo". Nada é pequeno quando a vontade de Deus está envolvida. Conheci um rapaz que desejava ser batizado, mas seus amigos o impediram. Quando ele adoeceu, ficou preocupado porque não tinha confessado seu Senhor de acordo com a Escritura. "Mas Isaque", disse a mãe, "você sabe que o batismo não vai salválo." "Não, mãe", ele respondeu, "é claro que não, pois eu estou salvo. Mas quando vir Jesus no céu, não gostaria que ele dissesse: 'Isaque, era uma coisa muito pequena que eu pedi de você; você não me amou o bastante para fazê-la?'" É a nãoessencialidade do preceito que o faz um teste de obediência tão importante.

Nós não pretendemos colocar a Bíblia num nível mais baixo do que a ciência; pelo contrário, reivindicamos para ela o lugar principal. Pela ciência, o nome e o caráter do Senhor podem ser indistintamente lidos, mas sua palavra é exaltada acima de todas as outras manifestações, pois ali a revelação é mais completa e clara. Observações feitas à luz do sol não podem ser revisadas por olhadelas ao luar: o contrário é o processo correto. Você me diz o que você aprende das obras de meu Pai, mas eu tenho a mente dele em suas próprias palavras, escritas com sua própria pena, e eu prefiro minha informação à sua.