V. A Exposição de Paulo da Superioridade de Cristo (2:8-19)

 

CAPÍTULO V

EXPOSIÇÃO DE PAULO DA SUPERIORIDADE DE CRISTO

Chegamos agora a outro parágrafo que, como 1:14-22, é devotado à exaltação de Jesus Cristo sobre todos os outros seres. Esta parte da carta está construida sobre três advertências. Primeira, não vos deixeis arrastar atrás de qualquer filosofia humana que tome o lugar de Cristo. Relativo a este aviso Paulo amplifica a afirmação de 1:19 e relembra seus leitores de que é a "plenitude do pai" que habita em Cristo. Em seguida prossegue a mostrar algumas das tremendas coisas que nosso Senhor tem feito por nós, especialmente pelos gentios. Do pedestal assim construido Paulo lança duas outras solenes advertências: não deixeis que coisa alguma tome o lugar preeminente de Cristo, e não deixeis que ninguém seja causa de que O negueis.

Versículo 8. TENDE CUIDADO PARA QUE NlNGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA é um mandamento enfático, um esforço para fazê-los cair na consciência da sua posição perigosa. Mantende vossos olhos abertos e vigilantes (Ezeq. 3:17-21). Geralmente é o ignorante e o desprevenido que são roubados (Lucas 12:39), que são vítimas de impostura. Devemos todos estar bem firmados na Palavra se quizermos ver através dos ataques sutis de Satanaz.

Os meios de arrastar o confiado é POR MElO DE FILOSOFIA QUE É UMA VÃ FRAUDE. Filosofia é o esforço do homem para alcançar e entender a Deus e Seu universo por suas próprias forças. Não atinge o alvo (I Cor. 1 :21), e desta maneira é muito perigoso (1 Tim. 6:20, 21). Estudai a argumentação do homem pelo que ela vale, contudo tende cuidado para não cair na disposição de espírito que laçou os atenienses (Atos 17:18-21). Vã fraude é aqui um sinônimo para filosofia. Comparai as "nuvens sem chuva" de Judas; bonitas, contudo quão inúteis. Esperanças são levantadas somente para serem demolidas.

SEGUNDO A TRADIÇÃO DOS HOMENS. Tradição não é necessariamente má em si. Basicamente a palavra se refere a um grupo de ditos ou doutrinas passadas de um para outro (Gál. 1:14; I Cor. 11:2). Podem ser boas (II Tes. 2:15; 3:6), inúteis (I Pedro 1:18), ou definitivamente malévolas quando entrain em conflito com a Palavra de Deus (Mat. 15:1-9). No caso de Col. 2:8 a tradição definitivamente pertence ao último grupo, pois está em oposição à sã doutrina revelada em Cristo.

SEGUNDO OS RUDIMENTOS DO MUNDO.1 Do versiculo 20 descobrimos que os "rudimentos" referem-se à observância religiosa de certos "sins"" e "nãos" (2:20-23). É o esforço do homem para alcançar a Deus pelo auto-sacrifício e boas obras. A guarda da lei não pode salvar (Gál. 2:16; Ef. 2:8, 9). O perigo de toda filosofia é que pode cair sob a condenação de NÃO SEGUNDO CRISTO. Em todas as nossas tentativas de aproximação a Deus devemos nos lembrar de que é somente no e através de nosso Salvador que temos acesso a Deus. Acautelai-vos de qualquer sistema que menospreze ou deixe de exaltar a Jesus Cristo, o filho unigênito de Deus (João 1:18).

Versiculo 9. Para responder o "por que?" que tem de levantar-se depois da leitura do versículo 8, Paulo começa este com um "PORQUE". Ele chama-lhes a atenção para o fato já demonstrado (1:19) de que NELE HABITA TODA A PLENITUDE. Em indica um estado de repouso, i.é, Ele não recebeu a plenitude, mas antes foi sempre habitado por ela. Notai que é nEle e nEle somente. E por causa disso que Paulo nos ordena que andemos nEle, que sejamos firmados e construidos nEle (vv. 6-7). Ele só é digno, Ele somente é capaz de satisfazer nossas necessidades espirituais. (Vide 1:19 para uma observação sobre plenitude.)

Aqui o apóstolo claramente afirma a essência da plenitude--é DA DIVINDADE. A composição da palavra divindade indica "aquele que tem as qualidades de Deus", consequentemente "divino" (Comp. Rom. 1:20 onde a palavra é ligeiramente diferente.) CORPORALMENTE é um advérbio indicando a maneira pela qual a plenitude habita em Cristo. Aqui, não tem nada que ver com um corpo físico. Antes, significa "inteiramente" ou "como um todo."2

Versículo 10. Tendo lembrado a seus leitores uma vez mais de que Jesus Cristo é o mais enaltecido de todos os seres (v. 9) Paulo agora volta-se para aquilo que Ele faz para nós E ESTAIS PERFEITOS NELE. Um dos mais caracteristicos conceitos de Paulo é aquele de estar "em Cristo." A idéia está presente em toda parte em Colossenses e é a mais das vezes representada por "nEle". Há vinte e uma referências à nossa relação com o Senhor Jesus nos dois primeiros capitulos, fazendo uma média de quase uma referência para cada dois versos. Apesar de que João não escreveu o discurso do Senhor sobre a videira e as varas (João 15) senão muitos anos depois da morte de Paulo, a frase de Paulo pode muito bem ter tido sua origem em uma transmissão oral do dito discurso. Ambos em Mim de nosso Senhor e em Cristo de Paulo referem-se a muito mais do que apenas a "posição" do crente. Estar "em Cristo" é andar e conversar com Ele, ser controlado por Ele.

É impossível interpretar perfeitas em português com apenas uma palavra. Significa encher, tomar completo, completar em cada particular, aperfeiçoar (Mat. 13:48; João 3:29). É desta palavra que "plenitude" (V. 9) é cunhada. Paulo de um fólego declara que a plenitude habita somente em Cristo e, na outra, que Ele nos enche com ela (Ef. 3:19). Tornamo-nos templos do Espírito Santo (I Cor. 6:19) e deveríamos ser vivas reencarnações de Cristo (Gál. 2:20; Filip. 1:21). Por isso devemos viver de acordo com a perfeição do Filho de Deus (Cp. Ef. 4:13).

QUE E A CABEQA DE TODA A SOBERANIA E AUTORIDADE. Jesus Cristo é o diretor ou "patrão" de todo homem (I Cor. 11:3), mas especialmente da Igreja (1:18). Ele criou o homem; Ele recriou alguns, dos quais Ele é duas vezes Senhor. Aqui, contudo, a referência é a certos poderes, sejam humanos (governo, Rom. 13:1-6) ou sobrehumanos (angélico, Ef. 6:12). As palavras soberaria e autoridade são colocadas em terceiro e quarto lugares na lista em 1:16 (Vide lá e também em 2:15 abaixo). "Todo"" que reina assim o faz por Sua permissão e poder.

Versículo 11. Por Cristo somos trazidos à perfeição (v. 10), por Ele também somos trazidos para dentro do concerto de Deus. NO QUAL TAMBÉM ESTAIS CIRCUNCIDADOS COM A CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO. Circuncisão física era um sinal do Velho Testamento mostrando a aliança firmada entre o homem e Deus (Rom. 4:11,12). Era também uma marca de divisão entre os judeus e os gentios. Na cruz Cristo Jesus destruiu este muro de separação. (Ef. 2:14-18). Porisso Paulo insistia em que os gentios não tinham que ser circuncidados (Atos 15; Gál. 2:3). É na base de fé que todos nós, judeus e gentios, entramos no concerto da promessa com Deus (Rom. 3:29, 30; Gál. 5:6).

O resultado desta nova circuncisão é NO DESPOJO DO CORPO DA CARNE. Despojo significa "livrar-se", "renunciar" e porisso significa dar às costas à vida antiga. Corpo e carne não se referem à forma física, mas antes à totalidade dos desejos físicos. Desta forma, "o corpo da carne" significa "todas as básicas paixões humanas". É o oposto à andar no Espírito (Gál. 5:16-25). Alguns desses desejos são mencionados em Colossenses 3:5-10. Eles tinham vivido de acordo com a carne (3:7); mas agora, pelo poder de Deus, estas coisas são postas de lado.

É PELA CIRCUNCISÃO DE CRISTO que o novo concerto é estabelecido e a velha vida relegada. A circuncisão de Cristo não é um sinal corpóreo, mas ao contrário uma mudança de coração (Rom. 2:28, 29). É o poder de Deus regenerando todo nosso ser e pessoa.

Versículo 12. Para esclarecer esta nova relação dos gentios com Deus Paulo usa outro símbolo--o batismo. SEPULTADOS COM ELE NO BATISMO tem significação somente se a forma empregada é imersão. Apesar de simbólico3 testifica da modalidade em usa nos dias de Paulo. (Rom. 6:3-5) Eles tinham morrido para a velha vida--as coisas mencionadas em 3:5-9 estão terminadas.

E COM ELE TAMBÉM FOSTES RESSUSCITADOS. Não pelo batismo, mas por identificação com Cristo, morremos para a vida velha e somos ressuscitados para uma vida nova e santa (3:1-3, 10-17; Rom. 6:4, 8). Sua ressurreição garante a nossa (I Cor. 15:20-23). É PELA FÉ e PELO PODER DE DEUS que nossa nova vida agora e a ressurreição no futuro são produzidas. Os dois elementos formam um programa de duas faces: fé humana e poder divino. Nossa fé mostra que somos receptivos, que paramos de tentar salvar-nos a nós mesmos, que renunciamos confiar em qualquer coisa menor do que Deus. Do outro lado, o poder infinito de Deus é empregado para efetuar a salvação daqueles que têm fé (Heb. 11:6). Estes dois elementos são equivalentes a "pela graça por meio da fé" em Ef. 2:8.

A prova de que Deus tem poder para ressuscitar o crente é que é Ele QUEM O RESSUSCITOU DOS MORTOS. Em 1:18 Jesus é chamado "primogênito entre os mortos"; esta é nossa garantia da ressurreição (I Cor. 15:20). O homem tem tentado sem sucesso, por anos a fio, ressuscitar um corpo completamente morto. Com cada fracasso a magnitude do poder de Deus em ressuscitar a Cristo dos mortos torna-se mais e mais visível. Em João 10:17-18 Jesus proclamou ter Ele mesmo esse poder de dar e tornar a tomar Sua própria vida.

Versículo 13. E VOS, é uma enfática lembrança de que, enquanto Paulo estava falando dos gentios em geral, tinha-os especialmente na mente. ESTAVEIS MORTOS PELAS TRANSGRESSÕES. O Particípio Imperfeito fala da sua situação continua e sem esperança. Eles já estavam condenados sem qualquer possibilidade de entrar na Vida (João 3:18,36). A morte não é aniquilação. Em vez disso, é separação--separação de Deus. Nascemos à imagem espiritualmente morta de Adão (1:15; Gen. 5:3). E assim permanecemos até que somos "tornados vivos" por Cristo. A palavra transgressões transporta a causa da morte espiritual do pecado original para as ofensas que cometemos (Rom. 2:12; 5:12). E, a segunda razão para a separação deles de Deus é encontrado PELA INCIRCUNCISÃO DA VOSSA CARNE. Isto é um pungente lembrete de que eles eram gentios, estranhos à aliança de Deus (1:21,27). Contudo, carne incircuncidada é melhor do que um coração incircunciso (2:11; Rom. 2:25-29). "É o espírito que vivifica, a carne para nada aproveita" (João 6:63).

VOS VIV1FICOU JUNTAMENTE COM ELE é o mesmo que a última parte do versículo 12. Não mais está Paulo falando simbolicamente. A vida que Deus nos dá é a Sua própria (II Pedro 1:4), de maneira que nos tornamos literalmente irmãos de Cristo. O contacto com Deus, que foi perdido por Adão e por nossos próprios pecados é restaurado. A morte e pecados foram expulsos por Ele PERDOANDO-NOS TODAS AS TRANSGRESSÕES. Conquanto Paulo, o judeu, não se podia incluir na parte central do versículo, ele o faz agora. "To-das as transgressões" que matavam (Rom. 6:23) são perdoadas, foram removidas e são abolidas.

Versículo 14. Paralelo ao perdão mencionado no versículo 13 é HAVENDO CANCELADO O QUE ERA CONTRA NÓS. Juntos removoram os dois libelos erguidos contra os gentios no versículo 13. Aquilo que foi "apagado" é o que estava O ESCRITO DAS ORDENANÇAS, O QUAL NOS ERA PREJUDICIAL. Foi a lei que Jesus Cristo removeu de nós. O sinal da lei era a circuncisão. Em outro lugar Paulo declarou que a lei não salva (Gál. 3:11; 2:16, 21) e serve apenas para descobrir o pecado (Rom. 3:19, 20; 7:7). A lei não pode ser guardada nem mesmo por aqueles que foram nascidos e criados debaixo dela (Atos 15:10). "Ordenanças" nos traz à mente a centenas de decretos ("sins" e "nãos") que os Rabis tinham distilado do Velho Testamento e da tradição (Mat. 23:24). Nossas vidas devem ser regidas por princípios, em vez de uma longa lista de proibição e permissões. De outra maneira ficaremos confusos quando novas condições so levantarem, e das quais nossas "listas" não tratam.

Em outro lugar Paulo declara que ele descobriu que o mandamento que era para trazer a vida trouxe, ao contrário, a morte (Rom. 7:10). Aqui duas vezes ele diz que o mandamento é oposto a nós. A Lei está do lado do nosso inimigo e, num sentido, era nosso inimigo. Como? Porque ao mesmo tempo que destruiu nosso apelo à ignorância, abrindo nossos olhos ao pecado, de maneira alguma nos deu forças para obedecer seus preceitos (Rom. 7:7-25). É Jesus Cristo somente quem pode, ao mesmo tempo, revelar o pecado como ele é e dar-nos o poder para subjugá-lo. Paulo diz "nos", incluindo a ele mesmo. Com a chegada da graça, a lei foi abolida até mesmo para os judeus.

Nosso Senhor removeu a lei E O TIROU DO MEI0. A lei tem permanecido entre os judeus e os gentios, entre ambos e Deus. Era um impenetrável muro de separação. Mas Jesus Cristo derrubou-o e removeu-o. Ele uniu a ambos, judeus e gentios e deu-lhes acesso a Deus através de Cristo (Ef. 2:14-18). Nosso Senhor efetuou essa reconciliação CRAVANDO-O NA CRUZ (1:20). Os cravos que transpassaram as mãos e pés de nosso Senhor serviram também para prender a lei na cruz. A lei não tem mais domínio sobre nós. Será que não tem mesmo?

Versículo 15. DESPOJANDO AS SOBERANIAS E AUTORIDADES. Este Particípio é o verbo do qual "despojo" do versículo 11 vem. Significa "despir" (3:9). Desses seres sobrenaturais Cristo arrebatou seu poder, autoridade e regência sobre o mundo. "Soberanias e autoridades" ocupam o terceiro e quarto lugares na lista dada em 1:16 e são aqueles mesmos colocados sob o domínio de Jesus em 2:10. São tenentes de Satanaz (Ef. 6:11,12). Se bem que seu fim tenha sido determinado na cruz, eles continuam a comandar os perdidos e perseguir o crente.

COM AUDÁCIA OS EXPÔS PUBLICAMENTE. Sem medo, hesitação, ou desconfiança quanto ao results do nosso Senhor assaltou e derrubou a fortaleza de Satanaz. Assim como Sodoma e Gomorra foram feitas exemplos no Velho Testamento, assim o destino desses poderes satânicos mostra o que acontece aqueles que se opõem a Jesus Cristo. Para as pessoas que praticamente já remunciaram à crença em espíritos maléficos sobrenaturais, este argumento não mais tem a força que teve uma vez. Todavia, para os colossenses, que tinham uma tendência de ir após essas forças poderosas, o ponto era especialmente importante. Quem quer abandonar o Vencedor e procurar e servir ao vencido? E TRIUNFANDO DELES NA CRUZ. A vitória de nosso Senhor foi absoluta, as forças de Satanaz completamente derrotadas (I Cor. 15:54-57). Ele permanece único, supremo. Não devemos temer ou rebaixar-nos às forças demoníacas, nem podemos subestimar seu poder. Embora já vencidos eles são ainda mais fortes do que qualquer Santo apartado do poder de Deus. Mas graças sejam dadas a Deus que sempre nos ajuda a ganhar a vitória (Rom. 8:37).

Versículo 16. O PORTANTO refere-se aquilo que Cristo tinha feito por eles (vv. 13-15). Duas coisas tinham sido levantadas contra eles: seus pecados e incircuncisão (v. 12). Através de Cristo seus pecados foram perdoados (v. 13), e a lei, que separava judeus e gentios, foi eliminada (v. 14). Por trás disto o Senhor surgiu como exclusivo Vencedor sobre as forças da Satanaz (v. 15). Sobre este fundamento Paulo ordena, NINGUÉM VOS CRITIQUE! O verbo significa "formar um julgamento" (Lucas 19:22). Aqui, como acontece frequentemente em português, significa um julgamento desfavorável--crítica destrutiva em lugar de construtiva. Paulo desenvolve este mandamento minuciosamente em Romanos 14:1-12, onde ele frisa que cada um é responsável por si mesmo perante Deus, que ninguém deve condenar a outrem, pois este é igualmente servo de Deus.

Os falsos mestres em Colossos estavam exigindo que os gentios guardassem certos aspectos da lei (v. 14). Além da circuncisão eles exigiam que eles guardassem as leis leviticas COM (RESPEITO AO) COMER E BEBER (v. 21). Isto acontecia apesar de que o Concílio em Jerusalém, cerca de 12 anos antes, respondeu com um sonoro Não! a tais idéias (Atos 15:28, 29). Enquanto "comer e beber*" podia facilmente se referir a certas leis da origem gentílica, o resto do versículo mostra que elas eram de caráter judáica. OU EM RESPEITO AOS DIAS DE FESTA, OU DA LUA NOVA, OU DOS SÁBADOS. "ou. . . ou . . . ou" dá enfase ao fato que, o que era comido ou bebido em dias especiais era considerado de importância vital. As palavras dias de festas referem-se às festas delineadas em Lev. 23, especialmente à Páscoa. Depois desses dias de festas especiais vinham os das luas novas e sábados para os quais, leis especiais tinham sido estabelecidas pelo Velho Testamento e pela tradição. Conquanto devamos respeitar as idéias dos outros, não devemos nem julgá-los nem permitir que eles nos julguem quanto ao modo como devem ser guardados esses dias. Devemos fazer o que fazemos, como ao Senhor. Ele apenas tem o direito de julgar-nos.

Versículo 17. QUE SÃO refere-se às regras que estavam sendo impostas aos Cristãos colossenses com respeito ao comer e beber (v. 16). Todas essas coisas são apenas SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS. Uma sombra é apenas um reflexo da coisa real. Inclui a verdade e tem valor profético (Heb. 8:5; 9:9; 10:1). Mas quando a plenitude da verdade é conhecida, parábolas não são mais necessárias.

MAS O CORPO É DE CRISTO. Em lugar de correr atrás de tipos alegóricos apossemo-nos da coisa real, aquela que vem de Cristo (Vide corporalmente, v. 9). A referência aqui não é ao corpo fisico de Cristo ou mesmo à Igreja (1 :24). Ao contrário olha para a final e completa redenção e reconciliação com Deus. Paulo sempre volta ao Senhor, Ele é o centro de interesse. Dos 23 versos deste capitulo, Ele é mencionado em todos, menos cinco. A de aqui poderia significar ou "pertence a" ou "vem de"". Paulo provavelmente quer significar ambos, que nosso Senhor é o Autor e o Diretor de nossa nova vida. Seu mandamento devemos guardar (João 15:10), mas maior do que os mandamentos é o amor e a comunhão que podemos ter com Ele. Estes dois versos (16,17) poderiam facilmente ser considerados a chave duma grande parte de Hebreus.

Versículo 18. NINGUÉM VOS ENGANE A SEU BEL-PRAZER é o terceiro cuidadoso mandamento neste capitulo, a terceira tentativa de impedir que os falsos mestres em Colossos pudessem levar avante, com sucesso, sua campanha. Este é muito semelhante àquele do versículo 8. Engane representa com dificuldade a palavra grega composta, a qual significa legislar contra em alguma espécie da jogo. Ali significa frustrar, roubar, causar a perda do prêmio. (Para a idéia de Paulo, cp. Gál. 5:7). Vos é enfático. Paulo queria chocá-los, queria fazê-los perceber a perigosa posição "deles". Apesar de ainda não estarem tão afastados como os gálatas (Gál. 4:11), estavam em perigo de perder tudo! A seu bel-prazer (gr., querendo) é muito difícil de interpretar. A nova traduçâo da Sociedade Bíblica considera este Particípio presente como um adjetivo modificando humildade e a traduz por pretextando. Contudo, fica melhor quando tomado como um advérbio mostrando a liberdade e facilidade com que eles estavam sendo desviados. Ele os está aconselhando a não permitirem ser facilmente inquietados (II Tim. 2:26; Ef. 4:14).

As duas próximas frases, COM HUMILDADE E CULTO DOS ANJOS, mostra o campo no qual eles estavam sendo levados. O primeiro representa submissão de espírito e ação, e como tal é requirido do crente (3:12; Filip. 2:3). Poderia referir-se a uma humildade professada mas não possuida, como no versículo 23. Porém, dos anjos concorda com ambos, humildade e culto. Assim considerado, humildade referir-se-ia ao estado dos anjos. Por isso, Paulo fala da posição deles de humildes em oposição à maneira pela qual os falsos mestres os estavam exaltando. Na segunda frase culto pode significar ou "adoração" ou "religião" (Atos 26:5). Dependendo da maneira que entendermos culto os anjos pode ser ou o objeto de culto ou dos adoradores. Enquanto o primeiro pareça mais natural, Paulo poderia dificilmente ter passado por uma prática tão blasfema sem uma clamorosa condenação. Também desde que os falsos mestres eram judeus, dificilmente eles estariam encorajando a idolatria.4 Finalmente, a segunda possibilidade tem mais relação com a próxima parte do versículo.

A base do julgamento falso apoia-se em BASEANDO-SE EM COISAS QUE VIU. A dificuldade desta frase é aumentada pelo fato de que numerosos manuscritos incluem não depois de que. Apesar de mais fácil de interpretar, a negativa não é genuina. Baseando-se traduz uma palavra que se refere aos primeiros passos daqueles que eram iniciados nas religiões misteriosas. Aqui significa aqueles que estão tomando uma posição nas suas imaginárias revelações ou visões.5 O resultado de tal intrusão é ESTANDO INCHADO SEM MOTIVO ALGUM PELA SUA MENTE CARNAL. Conquanto possa haver alguma justificação para orgulho quando uma pessoa aperfeiçoa alguma coisa, estes eram orgulhosos e arrogantes sem base alguma. Imaginando que estavam expondo alguma nova e profunda verdade, estavam na realidade desviando-se a si mesmos e outros da verdade.

Versículo 19. O resultado de intrometer-se naquilo que Deus determinou não seja revelado, leva a um enfraquecimento do apelo de alguma pessoa à verdade. E NÃO RETENDO À CABEÇA é equivalente a "e não segundo Cristo" do versículo 8. Interesses especiais que desalojem Jesus Cristo do centro, não devem ser permitidos. Como podemos clamar que retemos a Soberania de Cristo, quando fazemos nosso programa e procuramos obter o que desejamos sem auscutar primeiro Sua vontade e programa?

DA QUAL TODO O CORPO, PELAS JUNTAS E LIGADURAS. Cristo é nossa Cabeça de fato assim como de nome. Ele nos comprou, Ele intercede por nós, Ele fornece os laços que nos mantem juntos. Todo poder vem dEle, tudo que existe depende dEle (1:17). Corpo aqui refere-se à Igreja universal. Esses laços são de natureza espiritual em vez de natureza denominacional. Devemos aprender a nos dar e trabalhar com irmãos além das fronteiras denominacionais. A Igreja É FORTALECIDO E BEM VINCULADO de tal maneira que repele os ataques das forças satânicas (Mat. 16:18). O verbo fortalecido não é aquele de 1:10, mas antes significa ser mais abastecida, adquirir vigor. Este levantamento da Igreja somente pode ter lugar se nós individualmente diminuirmos nossas idéias peculiares e dermos mais valor e atenção àquelas dos outros (Fil.. 2:3-5).

O resultado de tal crescimento espiritual é que o Corpo de Cristo irá constantemente CRESCENDO COM O CRESCIMENTO QUE VEM DE DEUS. Crescimento toma duas direções: levantamento do nível espiritual de indivíduos (1:10) e aumento numérico do Corpo de Cristo. Todos nós queremos ver maior ‘número" na Igreja, mas este crescimento não deve ser baseado em transigência de doutrina (II Tim. 4:3,4), de vida, ou testemunho (I Tim. 4:12). Por outro lado, não devemos restringir o "crescimento" por insistir no uso de formas obsoletas, frases, línguas estranhas, métodos de evangelismo. Lembrai-vos, conquanto o novo não seja necessariamente melhor por ser novo, não é o velho melhor por ser velho. Devemos manter o Evangelho aplicável à época em que vivemos.

_____

1 Alguns traduzem esta frase assim: ". . . espíritos rudimentares do universo." Mas Burton mostrou que no tempo do Novo Testamento a palavra não era usada assim. (E. D. Burton, Galatians, em I.C.C. pp. 513. 514). Segundo, embora seja verdade que em Gálatas rudimentos parece ligado a "fracos" (4:8,9) é ainda mais ligado a "guardais dias, e meses, e tempos, e anos" (v. 10). Isto concorda com o sentido a ser encontrado em Col. 2:20, 21 e em Heb. 5:12 (6:1). Paulo dificilmente deixaria passar uma coisa tão importante como a idolatria com uma referência tão obscura. Finalmente, permanece lado a lado com "tradição", e refere-se aos conceitos religiosos rudimentares de alcançar a Deus e agradá-lO pela guarda das ordenanças (vide v. 20).

2 O mesmo significado é encontrado sob do uso de corpo em 2 :11, 17, 19; 3:15 onde a palavra indica uma entidade de alguma sorte, quer espiritual ou emocional. (Vide Rom. 6:6)

3 Que o batismo aqui é meramente um símbolo é óbvio quando se compara a importância dada à fé e a Deus neste contexto. A circuncisão de Cristo não é o batismo, especialmente de crianças.

4 Vide T. Zahn, Introduction to the New Testament, Vol I, pp. 468, 469. 475-479 para esta interpretação deste versículo.

5 A. T. Robertson. Word Pictures in the New Testament, Vol. IV, p. 497.