SALMO 60


TÍTULO
Aqui temos um título comprido, mas que ajuda-nos a explicar o salmo: Ao mestre da música sobre Shushanedute, ou o Lírio da Aliança. O salmo 45 falava de lírios e representava o guerreiro real em sua beleza saindo para a guerra; aqui, nós o vemos dividindo os despojos e dando testemunho à glória de Deus. Aparentemente, as melodias têm nomes estranhos, mas isso resulta do fato de não sabermos o que se passava na mente do compositor; ou, então, poderiam parecer comovedoramente apropriadas; talvez a música ou os instrumentos tenham mais a ver com esse título do que o salmo em si. Contudo, em canções de guerra, rosas e lírios são muitas vezes mencionados, como O Canto dos Huguenotes de Macaulay, embora a menção a versículos tão carnais não seja apropriada:


"Agora pelos lábios daquelas que amais, gentis senhores da França,
Lutem pelos lírios dourados agora, avancem neles com a lança".


Michtam de Davi. Davi obedecia ao preceito de ensinar os filhos de Israel; ele registrava os poderosos atos do Senhor para que pudessem ser repetidos aos ouvidos de gerações futuras. Segredos dourados devem ser contados no alto das casas, essas coisas não eram feitas em um cantinho e não deveriam ser enterradas em silêncio. Devemos aprender alegremente o que a inspiração nos ensina de forma tão bonita. Quando ele lutou com Arã Naaraim e com Arã Zobá. As tribos de arameus se uniram e queriam vencer Israel, mas foram derrotadas. Quando Joabe voltou, pois ele tinha estado ocupado em outra região, e os inimigos de Israel aproveitaram sua ausência; mas na sua volta com Abisai, os destinos da guerra mudaram (Sl 60 Título; 2Sm 8.5). Feriu doze mil edomitas no vale do Sal. Mais do que estes foram derrotados de acordo com 1Cr 18.12, mas isso comemora uma parte memorável do conflito. A batalha deve ter sido terrível, mas os resultados foram mesmo decisivos, e o poder do inimigo foi desfeito. O Senhor bem mereceu um cântico de seu servo.


DIVISÃO
O canto consiste de três partes: os versículos da queixa, Sl 60.1-3; os felizes, Sl 60.4-8; os de prece, Sl 60.9-12. Nós o dividimos conforme o sentido parece mudar.


DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1. Oração de uma igreja em condições debilitadas.
1. Queixa.
(a) Partida do Espírito de Deus.
(b) Espalhada.
2. Causa. Algo que desagradou a Deus. Negligência ou pecado real; um assunto para exame de consciência.
3. Cura. A volta do Senhor para nós e a nossa para ele. Em nossa versão é uma oração; na Septuaginta é uma expressão de fé - "Tu retornarás".


VERS. 2. A perturbação, a oração, a súplica (G. R.).


VERS. 3. Que Deus aflige seu povo severamente, e que ele tem toda a razão para fazer isso.
VERS. 3. O vinho que causa surpresa. É um purgante, um tônico. Pecado espantoso seguido de castigos espantosos, descobertas de corrupção, da espirituali-dade da lei, dos terrores da ira divina, e de espantosas depressões, tentações e conflitos.


VERS. 4. A bandeira do evangelho.
1. Por que uma bandeira? Um ponto de reagrupamento, significando que se vai lutar por ela.
2. Dada por quem? Por Ti.
3. Para quem. Para aqueles que te temem.
4. O que se fará com ela. É para ser exibida.
5. Por que causa. Por causa da verdade. A verdade promove a verdade.


VERS. 5. O livramento dos eleitos precisa de um Deus salvador, um Deus poderoso (mão direita), e um Deus que ouve a oração.
VERS. 5 (última cláusula). Salve... e ouça. A ordem digna de nota dessas palavras sugere que:
1. No propósito de Deus.
2. Nas primeiras obras da graça.
3. Muitas vezes sob tribulação.
4. E especialmente em tentações ferozes, o salvar de Deus antecede o orar do homem.


VERS. 6. A santa promessa de Deus, base para a alegria presente, e para tomar posse ousadamente do bem prometido.


VERS. 7. Gileade é minha e Manassés também. Como e em que respeito, este mundo é do cristão.
VERS. 7. Judá é meu legislador. O crente não possui nenhuma lei que não venha de Cristo.


VERS. 8. Moabe é a pia em que me lavo. Como podemos fazer os pecadores subservientes à nossa santificação. Somos avisados por seu pecado, e castigo.


VERS. 9. A pergunta do ganhador de almas.
1. O objeto de ataque, a cidade forte do coração do homem, bloqueada por depravação, ignorância, preconceito, costume.
2. Nosso principal objetivo. Penetrar, alcançar a fortaleza para Jesus.
3. Nossa grande pesquisa. Eloqüência, sabedoria, perspicácia, nada disso pode forçar a porta, mas existe Um que pode.


VERS. 12. A operação divina é um motivo para a atividade humana.