37. RESTAURAÇÃO PERFEITA

Tenho compaixão deles: eles serão como se eu nunca os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor, o Deus deles, e lhes responderei (Zacarias 10.6).

 

A maneira em que esperança pode chegar a pecadores: "Eu tenho compaixão deles." Misericórdia habita no coração de Deus mesmo depois que a esperança já deixou o peito humano.

O sinal de que a misericórdia de Deus está vindo, e que realmente já veio, é a oração. "Eis que ele ora" é a certa indicação de livramento a caminho (Atos 9.11).

Deus tinha observado oração neles, pois disse: "Eu lhes responderei."

O resultado da vinda de misericórdia é muitíssimo bom: "Eles serão como se eu nunca os tivesse rejeitado."

Essa promessa pode ser aplicada:

 

I. EM GERAL, A TODOS OS PECADORES PENITENTES.

A misericórdia de Deus, de muitos modos, devolve aos homens a posição que perderam; e em alguns sentidos, até à sua condição anterior à queda.

1. O perdão do pecado, e justificação pela fé, os faz tão aceitáveis como se nunca tivessem transgredido.

2. A renovação da natureza, pela obra regeneradora do Espírito Santo, cria neles uma vida interior tão pura como a que Adão já teve.

3. Restauração ao paraíso. Mesmo hoje nós habitamos com Deus num estado abençoado, pois o Senhor ergueu-nos para as bemaventuranças celestiais em Cristo.

4. Redenção da maldição. A maldição foi-se completamente para sempre, por aquele que foi feito maldição por nós (Gl 3.13). A ira de Deus é removida de nós para sempre.

5. Engajamento em serviço. Somos usados honravelmente, e não poderíamos ter estado mais bem empregados se não tivéssemos pecado nunca.

6. Comunhão com Deus. Nós a gozamos tão verdadeiramente como a humanidade sem a queda poderia ter apreciado. De fato, o Espírito de Deus habita nos regenerados, e isso não é dito de Adão.

7. Vida eterna. Somos preservados da morte penal. Assim como Jesus, viveremos nós também (João 14.19). Não há temor de que comeremos e morreremos, pois o Senhor já nos deu vida eterna, e nunca pereceremos (João 10.28).

Trabalhar mais adiante a semelhança entre o estado dos salvos e a de Adão no jardim, pode ser realizado de modo altamente instrutivo.

 

II. ESPECIALMENTE PARA APÓSTATAS PENITENTES.

Volte-se somente para Deus e viva no temor dele, e você apreciará toda a bem-aventurança de seu melhor estado espiritual. Você apreciará novamente:

1. A remoção completa de sua culpa, e não terá mais consciência de pecado; assim você voltará a ter descanso de alma.

2. Alegria renovada, como nos dias de seu primeiro amor.

3. Renovada pureza de coração, como nos tempos antes de você desviarse.

4. Comunhão viva com Deus e direcionamento vindo de seu Espírito Santo. Não é isso que você clama: "Não tires de mim o teu Santo Espírito"? (Sl 51.11).

5. Um modo novo de ser útil. "Ensinarás aos transgressores os modos perdoadores de Jeová" (Sl 51.13).

6. Restauração à igreja, da qual você pode ter sido excluído. Seus irmãos se alegrarão por você, e seu Deus também.

7. Manutenção futura. Você vigiará contra a tentação tanto mais sinceramente, e assim você se levantará mais firmemente pela graça. Deus pode usar de sua queda infeliz para ensinar-lhe lições preciosas. Suponha que este convite para voltar ao Senhor seja recusado:

- Será uma rejeição gratuita de amor generoso.

- Nunca pode haver uma oferta mais justa.

- Isso irá aumentar o desassossego de uma consciência culpada.

- Isso levará ao medo de que o recusado não seja um dos escolhidos do Senhor. Mas esperamos melhores coisas de você, e coisas que acompanham a salvação. Preocupamo-nos para que você não perca o dia da graça. Confesse seu pecado imediatamente, e rogue humildemente a palavra do Senhor: "Eu tenho compaixão deles".

Depois, clame em oração, pois está escrito: "Eu lhes responderei." Então, com fé no nome de Jesus, confie na resposta prometida: "Eles serão como se eu nunca os tivesse rejeitado."

Pela misericórdia de Deus, nós lhe rogamos que busque a face dele de imediato, com o coração confiante e importunismo resoluto.

 

SELEÇÕES

A queda é um mistério maior do que a redenção. Aquele que teve a experiência do primeiro pode bem aceitar a revelação do outro (C. Vaughan).

Agora tens vingado o Adão suplantado,
tirado a desforra, e, vencendo a tentação
tens recuperado o perdido paraíso,
E frustrada a conquista fraudulenta.
Nunca mais ela ousará botar o pé
No paraíso para tentar, seus laços se partiram:
Pois, embora aquela sede de êxtase terrena tenha fracassado
Um paraíso bem mais lindo está fundado
para Adão e os filhos escolhidos, que tu mesmo,
Um Salvador desceste para reinstalar,
Onde eles morarão seguros, quando o tempo então chegar,
De estar sem medo de tentador e tentação (John Milton).

PARÁGRAFOS IMPRESSIONANTES

Se você, depois de ouvir tantas missas matinais, e mesmo orações da tarde, e ter recebido pão santo e água santa, e a bênção do bispo, ou do cardeal, ou do papa, você é mais bondoso para com seu vizinho e o ama mais, e é mais obediente a seus superiores, mais misericordioso e pronto a perdoar, se você despreza o mundo mais, e é mais sedento por coisas espirituais, então fazer tais coisas aumenta a graça. Se não, elas são uma mentira (Tyndale).

O que é toda a justiça que os homens inventam, o quê - se não uma barganha sórdida pelo céu? Mas Cristo antes abdicaria os seus, do que se abaixaria do céu para vender aos orgulhosos um trono (Cowper).

O fim do evangelho é vida e perfeição. É nos fazer participantes da imagem de Deus, em justiça e verdadeira santidade. O próprio Deus não pode me fazer feliz, se ele for só sem mim, a não ser que ele me dê uma participação de si e de sua própria semelhança para minha alma (Cudworth).

Ele me ergueu das profundezas do pecado,
Os portões do inferno fez abrir,
E fixou minha posição bem mais segura
Do que estava antes de eu cair (Watts).

Um homem na estrada, tendo perdido sua carteira, é questionado pelo companheiro de viagem onde a viu por último: "Ah", diz ele, "estou confiante que eu a tirei do bolso quando estava em tal cidade, em tal hospedaria." "Ora, então", disse o outro, "não há melhor modo de reavê-la do que voltando a esse lugar." Este é o caso de muitos homens nestes tempos incertos; perderam seu amor em Cristo, e sua verdade, visto que seu milho e vinho e óleo têm aumentado; visto que coisas externas são acrescentadas em abundância a eles, menosprezaram a luz da face de Deus. Quando eram pobres nada era mais querido e precioso para eles do que a verdade de Cristo. O que, então, deve ser feito para se recuperar o amor em Cristo? Voltando, retornando diretamente ao ponto onde você pela última vez o tinha! De volta ao marco do coração quebrado e contrito! Foi lá que você o tirou em palavras boas e obras melhores ainda, e embora tenha ficado perdido na multidão de ocupações mundanas, lá e em nenhum outro lugar, você terá certeza de encontrá-lo de novo (Spencer,"Things New and Old").