28. MEMÓRIAS SAGRADAS

Lembrem-se de Jerusalém (Jeremias 51.50).

 

Os cativos na Babilônia são encarregados de se lembrarem de Jerusalém:

- Porque o templo de seu Deus estava lá.

- Para evitar que eles se estabelecessem em Jerusalém.

- Para fazê-los suspirar pela cidade santa, e

- Para os conservar preparados para voltar a ela.

Há razões igualmente boas para nós nos lembrarmos da Nova Jerusalém.

Somos muito inclinados a esquecer nossa cidadania espiritual e, então, vamos meditar sobre o nosso texto sob dois aspectos.

 

I. HÁ UMA JERUSALÉM AQUI EMBAIXO QUE DEVE ENTRAR EM NOSSA MENTE.

A igreja do Deus vivo é a nossa cidade santa, a cidade do Grande Rei, e nós devemos tê-la em mente:

1. Para nos unirmos com seus cidadãos. Nós nos uniríamos a eles em profissão de fé aberta em Cristo, em amor cristão e auxílio mútuo, em serviço santo, culto, comunhão.

2. Para orar por sua prosperidade. Sempre que está bem conosco em oração, devemos deixar a causa de Deus estar em nossa mente. Nossa janela, como a de Daniel, deve estar aberta em direção a Jerusalém.

3. Para trabalhar pelo seu progresso. Devemos lembrar dele na distribuição de nosso dinheiro, no uso de nosso tempo, no emprego de nossos talentos, no exercício de nossa influência.

4. Para preferir os privilégios dela acima do ganho nessa vida. Devemos considerar esses privilégios na escolha de nossa residência, ocupação. Para muitos professores, este é um assunto pequeno.

5. Para atuar coerentemente com o seu caráter sagrado. Não devemos desonrar o lugar de nossa cidadania. O povo de Deus não pode degradar seu nome e causa vivendo no pecado.

6. Para lamentar seus declínios e transgressões. Lembre-se de como o nosso Senhor chorou sobre Jerusalém, e Paulo chorou pelos inimigos nas igrejas (Lucas 19.41; Fp 3.18). Ah, que todos os cristãos tivessem interesse bem mais profundo na igreja de Deus!

Era bom se em todas as nossas alegrias e tristezas a causa de Deus estivesse entretecida como um fio de linha de ouro. Não é bom patriota aquele que se esquece de seu país, e não é cristão quem não leva a igreja no seu coração.

 

II. HÁ UMA JERUSALÉM CELESTE QUE DEVERIA VIR À NOSSA MENTE.

1. Que os pensamentos do crente possam ir lá freqüentemente, porque Jesus está lá, nossos irmãos que já partiram estão lá, nosso próprio lar está lá, e para lá nossas esperanças e desejos sempre devem se inclinar. Deveria estar em nossas mentes:

- Em nossos prazeres mundanos, para que não nos tornemos mundanos.

- Em nossas tribulações diárias, para que não fiquemos abandonados.

- Em nossas associações, para que não idolatremos amizades atuais.

- Em nossas perdas por morte, para que não nos angustiemos demais.

- Na velhice, para que estejamos de vigia para a ida ao lar.

- Na morte, para que visões de glória possam abrilhantar nossas últimas horas.

- Em todos os tempos, para que nossa conversação possa estar no céu.

2. Deixe que os não convertidos permitam que tais pensamentos venham em sua mente, pois eles podem bem indagar a si mesmos:

- E se eu nunca entrar no céu?

- Será que nunca mais vou me encontrar de novo com meus parentes crentes?

- Onde então eu precisarei ir?

- Posso esperar que minha vida presente vá me conduzir ao céu?

- Por que não estou tomando o caminho certo?

- Incrédulos perecem: por que eu sou um deles? Eu quero perecer?

- Como posso esperar poder entrar no céu se eu nem ao menos penso sobre isso ou sobre o Senhor que reina lá?

Esses pensamentos vão vir às nossas mentes se permitirmos.

Será que não vamos abrir a porta de nossa mente de imediato e deixar que os visitantes celestiais entrem e fiquem?

 

LEMBRETES

O amor profundo dos judeus por sua pátria e seu infalível desejo de retornar a ela são demonstrados em uma maneira comovente no dia de reconciliação, que ainda é observado por eles com grande solenidade. As cerimônias religiosas do dia terminam com o grito de imploração, "quando o próximo ano vier, que todos nós estejamos em Jerusalém"! Nós quase poderíamos fazer nossa esta oração quando pensamos na "Jerusalém lá em cima".

Tenho procurado estabelecer entre nós os grupos chamados "Aarão e Suas Sociedades", isto é, pequenas coleções de quatro ou cinco ou mais pessoas, que se reúnem antes do culto no domingo de manhã, para passar uma hora em oração por uma bênção com o ministro e as ordenanças. Eles começaram no Dia de Ano Novo, e nós parecíamos receber uma resposta imediata, pois o culto foi incomumente solene, e nós temos razão para esperar que a palavra não foi pregada em vão (Dr. Payson).

Minha alma ainda ora por Sião,
Enquanto vida ou fôlego durar;
Lá meus amigos semelhantes moram;
Lá Deus meu Salvador está a reinar (Watts).

A igreja de Deus deve vir a nossa mente tão espontaneamente como a lembrança de nossa esposa ou mãe. Quando olhamos o mapa de qualquer país, devemos pensar em como a causa de Deus prospera naquela região. Se obtemos um lucro nos negócios, um de nossos primeiros pensamentos deveria ser: "agora eu posso fazer algo mais pela obra do Senhor." Quando o jornal é lido, deveria ser em relação ao progresso do reino de Deus. Esta única coisa deveria dar cor a todas as outras coisas com sua própria cor, e atrair todos os outros pensamentos em sua rede. A causa de Cristo deverá ser um sorvedouro que absorve a tudo mais, para o qual todos os nossos pensamentos e atividades deveriam ser atraídos. Um homem de uma só idéia vê o universo à luz dela, e o que ama a igreja de Deus de todo o seu coração fará o mesmo. Como podemos nós dizer, "Senhor, lembre-se de mim" a Cristo no céu, se não lembramos de sua igreja na terra?

Pode ser um pecado ansiar pela morte, mas tenho certeza de que não é nenhum pecado ansiar pelo céu (Matthew Henry).

Abençoados são aqueles que têm saudades do lar, porque eles chegarão por fim à casa do Pai (Heinrich Stillings).

John Eliot estava certa vez fazendo uma visita a um comerciante e encontrando-o em seu escritório de contabilidade, onde viu livros de negócios na mesa, e todos os livros devocionais na prateleira, ele lhe disse: "Senhor, aqui está a terra na mesa, e o céu na prateleira. Por favor, não pense tanto na mesa a ponto de esquecer por completo a prateleira."

Aqui me sento o dia todo com o semblante da igreja diante de mim, e a passagem, "Por que tens tu feito todos os filhos dos homens em vão?" Que horrível forma da ira de Deus é aquele abominável reino do anticristo romano! Eu detesto minha própria dureza de coração por eu não estar dissolvido em lágrimas, e porque eu não choro fontes de lágrimas pelos filhos mortos de meu povo. Mas será que não há ninguém para se levantar, e apegar-se a Deus, e fazer de si um muro para a casa de Israel neste dia final de sua ira? Deus tenha piedade de nós! Pelo que, seja você nesse momento imediato como ministro da palavra e fortifique os muros e torres de Jerusalém enquanto eles não lhe atacarem (De uma carta a Melancthon, escrita por Lutero, no Castelo de Wartburg).