23. AUMENTO DA IGREJA

Os filhos nascidos durante seu luto, ainda dirão ao alcance dos seus ouvidos: "Este lugar é pequeno demais; dê-nos mais espaço para nele vivermos." Então você dirá em seu coração: "Quem me gerou estes filhos? Eu estava enlutada e estéril; estava exilada e rejeitada. Quem os criou... de onde vieram?" (Isaías 49.20-21).

 

Um estado de espírito esperançoso fica bem à igreja de Deus, pois as memórias do passado, as bênçãos do presente e as promessas do futuro trazem muito ânimo.

"Todas as promessas labutam com um glorioso dia da graça."

A igreja vive, progride, conquista por sua fé. É preciso que ela abandone o desânimo, como sendo sua fraqueza, seu pecado, seu maior obstáculo. O profeta, para remover todo o temor, nos lembra que:

 

I. NA IGREJA HÁ DIMINUIÇÕES.

"Perdi meus filhos". Freqüentemente, é este o clamor amargurado de uma igreja.

1. A morte invade a casa de Deus e tira aqueles que eram seus pilares e ornamentos. Mas aqueles que partem vão expandir o coral do céu.

2. A providência tira pessoas úteis por remoção ou por ocupação excessiva que as impede do serviço cristão. Os removidos vão para outra parte edificar a igreja: aqueles que são impedidos legalmente por trabalho ainda estão fazendo a vontade do Senhor.

3. O pecado faz com que alguns se apostatem, saiam para outro lado ou se tornem inativos. Mas esses saem de nosso meio porque não são nossos. Essa diminuição é dolorosa, e pode ir tão longe que uma igreja pode se sentir "desolada" e "abandonada." Contudo, o Senhor não se esqueceu de sua igreja, porque ele é seu Esposo.

 

II. NA IGREJA DEVEMOS PROCURAR POR AUMENTO. Os filhos que você terá ("os filhos nascidos durante seu luto"). Não fiquemos absortos lamentando as perdas; vamos nos alegrar pela fé em grandes ganhos que certamente virão.

1. Aumento é necessário, ou o que acontecerá com a igreja?

2. Aumento é pedido em oração, e Deus ouve as orações.

3. Aumento só pode vir através de Deus, e ele o dará, e será glorificado por isso.

4. Aumento é prometido no texto e em muitos outros versículos da Escritura.

5. Aumento é para ser conseguido com agonia de coração. "Logo que Sião se esforçou, ela produziu filhos".

 

III. NA IGREJA O AUMENTO MUITAS VEZES CAUSA SURPRESA. Tão estreitos são os nossos corações, tão fraca a nossa fé, que ficamos admirados quando as conversões são numerosas.

1. Por causa do tempo. "Eis que eu estava... rejeitada."

2. Por causa de seu número: "Quem gerou estes filhos?"

3. Por causa de seu jeito anterior: "Estes, de onde vieram?" Eles não estavam, afinal, tão longe assim.

- Alguns deles estavam bem perto de nós e perto do reino, na família, escola, classe, congregação, classe de catecúmenos?

- Outros estavam longe na irreligião e no pecado.

- Outros eram contrários por racionalização, superstição ou conceito de virtude própria.

1. Por causa de sua boa educação: "Quem os criou?"

2. Por causa da avidez e coragem deles: Dirão ao alcance de seus ouvidos: "O lugar é pequeno demais para mim."

3. Por causa de sua constância. "Dá-me um lugar para eu viver."

- Eles vêm para ficar.
Onde eles estavam? Em vez disso, diga: "Onde nós estávamos": que não cuidamos deles há tanto tempo e demos boas-vindas a eles.

IV. NA IGREJA, DEVE-SE PREPARAR PARA O AUMENTO. Nós nos preparamos para a vinda de crianças. Será que a igreja é uma mãe desnaturada? Ela não receberá com alegria almas recémnascidas? Nós precisamos nos preparar para um aumento:

1. Com muita oração para essa finalidade.

2. Com a pregação do evangelho, que é o meio para isso.

3. Com todo esforço cristão que puder conduzir a isso.

4. Aumentando nossos limites. "Este lugar é pequeno demais para mim." Providenciar um lugar maior como um auditório pode ser um verdadeiro ato de fé.

5. Dando boas-vindas a todos os filhos verdadeiramente nascidos de Deus: que dizem, cada um: "Dê-me um lugar em que eu possa viver." Ah, por uma fé triunfante de que um pequeno se tornará mil! Ah, pela graça de atuar sobre essa fé de imediato." "Creia grandes coisas, tente grandes coisas, espere grandes coisas."

 

NOTAS

Minha observação me leva a crer que, onde igrejas têm o devido cuidado para a admissão de membros, elas descobrirão que seus melhores convertidos vêm em rebanhos, vêm em grande número. Minha impressão é que quando muito poucos respondem ao chamado e vão à frente, todas as pessoas se inclinam em direção a um juízo menos exato do que em tempos em que muitos estão indo à frente. Peixes ruins têm maior probabilidade de ser levados para casa quando os peixes são escassos do que quando são abundantes; porque então o pescador se sente mais livre para fazer uma seleção rigorosa. Não digo nada sobre a severidade ou frouxidão de uma igreja em receber membros, mas é circunstância incidental para a natureza humana que quando estamos num reavivamento nós nos tornamos mais cautelosos, e em tempos difíceis somos mais aptos a olhar para um convertido com uma esperança que é um tanto mais animada do que ansiosa. É assim que explico o que creio ser um fato, que convertidos raros são freqüentemente convertidos nus quanto ao evangelho, e que as melhores ovelhas vêm em rebanhos.

O dr. Judson, missionário dedicado à Burma, durante sua visita a Boston, ouviu a pergunta: "Você acha que a probabilidade é radiante para a conversão rápida dos pagãos?" "Tão radiante", ele respondeu, "quanto as promessas de Deus."

Segunda-feira, 22 de dezembro de 1800 - Creesturo, Gokol e sua esposa, e Felix Carey nos deram a sua experiência hoje à noite. O irmão C. concluiu em oração depois de termos cantado, "Salvação, ó som alege!" O irmão Thomas está quase louco de alegria (Diário do reverendo W. Ward de Serampore).

"Eu me inclino a pensar que não nasce de novo uma alma sequer, à parte do interesse e da ansiedade terna de algum coração ou corações humanos... Provavelmente, Saulo (Paulo) foi convertido em resposta às orações dos discípulos em Damasco" (John Pulsford).

Isaac Barrow, quando mocinho, era difícil, não prometia muito. Sua má conduta era tal, e tão irreparável parecia, que o pai dele, desesperado, costumava dizer que "se era do agrado de Deus remover qualquer de seus filhos, desejava que pudesse ser o seu filho Isaac." O que aconteceu com os outros filhos, aqueles em quem o pai teve maiores esperanças, não se sabe dizer, mas aquele filho indigno viveu para ser a felicidade e o orgulho da velhice de seu pai, para ser um dos mais ilustres membros da universidade à qual pertencia e um dos mais brilhantes ornamentos da igreja da qual se tornou ministro.