11. PRESUNÇÃO REPREENDIDA

"Acaso, deve ele recompensar-te segundo tu queres ou não queres?"
(Jó 34.33, ARA).

 

O versículo é escrito em linguagem antiga, que poucos compreendem. Além disso, é extremamente vigorosa e incisiva e, portanto, obscura. O sentido dado em nossa versão é, entretanto, aquele que soma as outras traduções, e ele que preferimos.

 

I. SERÁ QUE OS HOMENS REALMENTE PENSAM QUE AS COISAS DEVEM SER DE ACORDO COM SUA MENTE?

1. Com respeito a Deus. Suas idéias estão de acordo com aquilo que acham que ele deve ser, mas poderia ele ser Deus de qualquer modo se fosse como a mente humana podia querer que ele fosse?

2. Com respeito à providência em grande escala, os homens reescreveriam a história? Será que imaginam que seus arranjos seriam uma versão melhor acima da sabedoria infinita? Em seu próprio caso, eles arranjariam todos os assuntos egoisticamente. Deveria ser assim?

3. Com respeito ao Evangelho, suas doutrinas, seus preceitos, seus resultados, deveriam os homens ter isso conforme seu próprio desejo? Deveria a expiação ser deixada fora, ou a declaração dela ser modificada para agradar-lhes?

4. Com respeito à igreja, deveriam ser o cabeça e mestre?

- Deveriam suas idéias liberais apagar a inspiração?

- Deveriam o batismo e a ceia do Senhor ser torcidos para lhes agradar? Deveriam cerimônias vistosas obscurecer as ordenanças simples do Senhor? O poder sacerdotal deveria esmagar nossa vida espiritual? Deveria o gosto pessoal passar por cima de mandados divinos?

- Deveria o ministério existir só para a consolação especial deles, e ser moldado de acordo com eles?

 

II. O QUE OS LEVA A PENSAR ASSIM?

1. Convencimento e egoísmo.

2. Auto-estima e vaidade.

3. Um espírito de murmuração que precisa reclamar de tudo.

4. Falta de fé em Cristo, o que leva a dúvidas do poder de seu evangelho.

5. Falta de amor a Deus, corrompe a mente levando-a a ser contra uma coisa simplesmente porque o Senhor a prescreve.

 

III. QUE BOM QUE AS COISAS NÃO SÃO COMO ESSE TIPO DE PENSAMENTO!

1. A glória de Deus seria obscurecida.

2. Muitos sofreriam para capacitar um homem a poder bancar o ditador.

3. Teríamos que assumir, qualquer um de nós, uma responsabilidade terrível se nossa própria mente regulasse todos os negócios.

4. Nossas tentações seriam multiplicadas. Ficaríamos orgulhosos se fôssemos bem-sucedidos, e desesperados se conhecêssemos o fracasso.

5. Nossos desejos se tornariam mais gananciosos.

6. Nossos pecados não seriam corrigidos, pois nunca permitiríamos um castigo ou uma crítica sobre nós.

7. Haveria luta universal porque todo homem quereria governar e comandar (Tiago 4.5). Se pode ser de acordo com a sua idéia, por que não pode ser de acordo com a minha?

 

IV. VAMOS CHECAR O ESPÍRITO QUE SUGERE TAL VAIDADE?

1. Não é prático porque as coisas nunca podem ser como tantas mentes diferentes as quereriam.

2. Não é razoável porque as coisas não devem ser assim.

3. Não é cristão porque nem Cristo Jesus agradou a si mesmo; ele clamou: "Não seja como eu quero" (Mt 26.39).

4. É ateísta porque tira Deus do trono para colocar o insignificante homem.

- Ore a Deus para levar sua mente à vontade dele.

- Cultive admiração pelas providências da mente divina.

- Acima de tudo, aceite o evangelho como ele é, e aceite-o agora.

 

AJUDAS

Deveria ser de acordo com a sua mente? Muitos parecem crer que sim. Se podemos julgar pela sua conduta, eles acham que o Altíssimo deveria ter consultado seu conforto, sua imaginação e seu enaltecimento. O evangelho não é bem o que eles gostariam que fosse. A providência não funciona como desejam. Poucas coisas são exatamente como deveriam ser.

Mortal reclamador! Deveria ser de acordo com sua mente? Não é a sua mente carnal? Não é egoísta? Não é preconceituosa? Se fosse de acordo com sua mente, a glória de Deus não seria obscurecida? Outros não sofreriam? Seus desejos carnais não seriam alimentados? Suas tentações não seriam mais fortes? Seu perigo não seria maior?

O seu Deus não é mais sábio, mais bondoso e mais santo do que você? Ele não ama a justiça? Suas misericórdias não estão sobre todas as suas obras? É verdade que você pode ser afligido, você pode ser pobre, você pode ser doente, e daí? Você esta desejando saúde, competência, ficar livre de problemas, mas "deve ser de acordo com a sua mente"?

Amado, vamos nos vigiar contra esse espírito. É comum, mas não é razoável, é criminoso, é perigoso. Isso é impraticável. O seu Deus precisa governar, ele é maravilhoso em conselho e excelente para operar. Seus caminhos são justos, seus planos são sábios, seus projetos são misericordiosos, e quando o trabalho está completo, todas as partes refletirão a glória dele (James Smith).

Somos todos muito aptos a crer na Providência quando conseguimos obter o que queríamos; mas quando as coisas desandam, pensamos que, se há um Deus, ele está no céu e não na terra. A cigarra, na primavera, constrói sua casa no campo, e canta de alegria porque tudo vai tão bem com ela. Mas quando ela ouve o som do arado a poucos sulcos dali, e o trovão das patas dos bois, então seu céu começa a escurecer, e seu jovem coração enfraquece. Pouco tempo depois, o arado vem triturando atrás, vira sua habitação de cabeça para baixo, e ela mesmo vai rolando, revirando, sem casa e sem lar, "Ó, os alicerces do mundo estão se quebrando, e tudo está cainhando para a destruição." Mas o cultivador, enquanto caminha atrás do arado, será que pensa que os fundamentos do mundo estão se quebrando? Não. Ele está pensando só na colheita que virá no rasto do arado; e a cigarra, se apenas esperar, verá o objetivo do lavrador. Meus ouvintes, todos nós somos como cigarras. Quando obtemos o que queremos, somos felizes e contentados. Quando estamos sujeitos a decepções, tornamo-nos vítimas de desespero (Dr. A. B. Jack, em O pregador e o mensário homilético).

O homem queria ter Deus agindo de acordo com a sua mente para castigar e afligi-lo. Ele gostaria que Deus o corrigisse de maneira e na medida bondosa que ele escolhesse. Ele diz em seu coração: Se Deus me corrigisse nisso ou naquilo, eu o suportaria, mas eu não gosto de ser corrigido dessa maneira. Outro diz: Se Deus me abatesse em minha propriedade rural eu suportaria isso, mas não em meus filhos, ou, Se Deus me afligisse só em tal grau, eu poderia me submeter, mas meu coração dificilmente pode submeter-se a tão grande medida de aflição. Assim nós teríamos as coisas de acordo com nossas mentes quanto à medida ou continuação das aflições. Nós seríamos corrigidos por tantos dias; mas ter meses de vaidade e anos de dificuldade não está de acordo com nossa mente.

O homem queria que Deus governasse (não só a ele mesmo, mas) o mundo todo de acordo com a mente dele. Lutero escreveu para Melancthon, quando este estava excessivamente preocupado com a providência de Deus no mundo: "Nosso irmão Philip deve ser admoestado para parar de governar o mundo." Dificilmente sabemos deixar Deus sozinho para governar o mundo que ele sozinho fez (Caryl).